Luciola tinha 14 anos quando se obrigou a vender seu proprio corpo para salvar a vida da sua familia, ambos estavam com febre amarela.
Ela não suportava ver a agonia dos seus pais e irmãos , então decidiu pedir ajuda a um senhor , que em troca de algumas moedas de ouro ele desfrutou da sua virtude. Luciola não entendia bem o que ele fez , mas quando explicou ao seu pai como tinha conseguido, ele a expulsou de casa , pois julgava que ela tinha um amante , sem ter para  onde ir , foi morar com Jesuina , a qual mostrou-lhe como vender seu corpo para sobreviver , já que estava sosinha na vida , decidiu aceitar a ajuda dessa senhora , pois la teria casa , comida e onde dormir .
O tema principal do livro Luciola é a prostituição , que atualmente está muito presente em nosso dia-a-dia. A prostituição historicamente sempre foi vista como uma profissão femenina e justifica por causa de algum evento tragico , onde o pai expulsava a menina de casa e esta , por falta de opção avaba caindo nas teias da prostituição ,que por sua vez , foi amenizada pela maneira igênua e romantizada como foi tratada .
Só que , da mesma maneira que se beija por beijar , faz sexo por fazer , se diz "eu te amo " sem menor significado ou valor .
A situação chegou a tal ponto que , se pagar por sexo , é apenas a satisfação uma fantasia sexual .Nem precisa ir a locais mais distantes , dependendo da pista se faz em pé e sem a menor preocupação do local onde se está .
È comodo e conviniente colocar a prostituição como falta de vergonha . Na maioria das vezes é uma compulsão , somada a uma enorme falta de auto- estima.
A questão financeira é apenas uma justificativa para si mesmo ou para a sociedade , ja que a prostituição , apesar de estimulada e aceita , é rejeitada socialmente. 
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)
